Tarefas, responsabilidades, gestão financeira e fazer a manutenção do edifício, tudo isso faz parte do seu dia-a-dia como síndico! Para você, selecionamos 7 Dicas de Manutenção para Síndicos, já que é um trabalho de extrema importância para todos os moradores de um condomínio. Isso requer muita responsabilidade, como administrar todos os recursos do local e decidir como devem ser aplicados e da melhor forma possível.

Além das responsabilidades diárias, o síndico também precisa sempre estar atento aos prováveis problemas que podem surgir na estrutura. Manutenção e integridade das áreas comuns são peças chave para manter a segurança e bom funcionamento dos equipamentos.

O ideal é que prédios e condomínios tenham um zelador para fazer as vistorias de rotina e acionar o síndico sempre que necessário. Na ausência desse profissional, o ideal é contratar uma empresa especializada em manutenção predial para fazer esse e demais serviços. Abaixo você confere nossas dicas de manutenção que podem ajudar a manter seu condomínio sempre em dia:

Piscina

Cuidado e zelo com a piscina são essenciais. Fazer as medições e os tratamentos no período correto são os principais itens a serem executados. Se após o tratamento, a água permanecer com seus níveis de turbidez desequilibrados ou turva, é necessário contatar um profissional. A manutenção é imprescindível para o bom uso do local, especialmente nas estações quentes, em que aumenta o número de frequentadores .

Instalações elétricas

Sempre verifique as instalações elétricas do prédio. Cabos, conexões e quadros elétricos entram nessa categoria. Mensalmente, realize a medição das tensões, corrente e reaperto dos componentes. Se houver falhas ou quedas de energia com frequência, é necessário encontrar um técnico para o reparo.

Bombas hidráulicas

Bombas de piscina, de recalque e de hidrante precisam ser inspecionadas mensalmente. É também preciso fazer a medição da corrente, verificação de ruído e vazamentos. Caso haja ruídos, vazamentos ou anormalidade na corrente é necessário fazer o reparo com um profissional capacitado.

Sistema de câmeras

Fundamental para a segurança, a inspeção do CFTV deve ser feita todos os meses ou a cada 15 dias. É preciso verificar se, além do funcionamento das câmeras, as imagens estão sendo gravadas pelo DVR. Sempre que não houver imagens ou se o sistema não estiver gravando, a visita de um técnico é necessária.

Central de alarme

Todos os meses é necessário fazer os testes de funcionamento da cerca elétrica e da central de alarme. Esses testes envolvem detecção de sinais, movimentos, identificação de falhas na comunicação, sirenes, entre outros. Em caso de não funcionamento do alarme ou rompimento do cabo, é necessário fazer um reparo.

Limpeza da caixa d´água

A caixa d’água deve ser limpa a cada seis meses, assim como as caixas de passagem de esgoto. A limpeza da caixa d’água é fundamental para garantir a chegada desse recurso natural aos apartamentos de forma adequada e livre de bactérias. Uma limpeza profissional pode sempre trazer um melhor resultado.

Interfone

Como todo e qualquer aparelho de uso frequente, o interfone está sujeito a problemas técnicos e de manuseio, de acordo com o modelo que está sendo utilizado. Os interfones devem ter acompanhamento frequente. Ao menor sinal de problemas no sistema de comunicação entre a portaria e as unidades, como chiados e interferência, chame um eletricista.

Agora conte para nós: quais principais manutenções são feitas no seu condomínio?

Curta, comente e compartilhe suas experiências conosco! Nossa empresa está sempre à disposição para ajudar na administração do seu condomínio.

Confira as especialidades da SSD em manutenção predial para ajudar o trabalho dos síndicos.

Fonte: Agência Integrar