A manutenção da piscina é necessária para mantê-la sempre limpa e pronta para o uso em qualquer momento, especialmente nos dias quentes da primavera e do verão. Aqui estão alguns passos simples a seguir para obter resultados perfeitos.
Manutenção e limpeza da piscina: etapas necessárias
Todas as piscinas precisam de atenção e cuidados sempre. O local, principalmente no verão, deve ser bem limpo e a água também deve passar por um tratamento específico, para torná-la segura para o banho.
Para manter a piscina limpa é necessário seguir alguns passos simples:
- Limpeza do chão da piscina
- Tratamento de água
- Aspiração
- Cloração da água
- Tratamento com o pH da água
- Tratamento anti-algas
Limpando o fundo da piscina: como proceder
A manutenção da piscina deve necessariamente começar com a limpeza do fundo. Esse tratamento deve ser realizado tanto nas piscinas de concreto como na limpeza das piscinas de fibra ou de vinil.
Na verdade, durante o inverno, a piscina costuma ser esvaziada e a água é eliminada, mas com o tempo, sujeira e poeira acumulam-se no fundo. Por este motivo é aconselhável limpá-la cuidadosamente com produtos específicos para o tratamento do piso e das paredes da piscina.
Isso eliminará quaisquer micróbios e incrustações que possam ser criados durante o tempo em que a piscina não é usada.
Tratamento da água da piscina: para nadar com total tranquilidade
O tratamento da água da piscina deve ser realizado várias vezes após o enchimento total de sua capacidade. Normalmente, a verificação da água deve ser realizada nos primeiros dias de enchimento do tanque, a cada três ou quatro dias.
Posteriormente, é necessário realizar a filtragem diariamente nos meses em que a piscina é utilizada. Esse processo ajuda na redução do excesso de resíduos. O período de filtração diária ideal varia de três a sete horas.
Para ter água sempre limpa e higienizada, é necessário o uso de agentes químicos específicos ideais para tratamento. Para protegê-la de arranhões, rachaduras e manchas, no entanto, você terá de escolher tinta ou revestimento específicos.
Processo de Aspiração
É indicado que a piscina seja aspirada pelo menos uma vez por semana. Após a aspiração, deve ser feita a coleta dos resíduos e a limpeza das bordas.
Em seguida, também se recomenda fazer a retrolavagem do filtro para que parte da sujeira retirada da piscina não retorne.
Ajuste o pH da piscina
A manutenção da piscina também inclui a adequação do pH da água. Para ajustar o pH você precisa manter seu nível na água da piscina entre 7,0 e 7,4.
Segundo o gerente de Operações da SSD, Wiliam Oliveira, o pH da piscina não deve ser superior nem inferior a este valor, pois pode causar danos na pede dos usuários durante a natação ou recreação. “A desregulagem do PH pode causar irritação nos olhos e na pele, além de inibir a ação do cloro, que por sua vez tem a função de combater fungos e bactérias”.
Para regular o pH da piscina é necessário utilizar um produto que esteja disponível nas versões granular e líquida.
Como proceder com a cloração da água
Sempre que a piscina for reaberta, é necessário clorar a água. Trata-se de um tratamento de choque necessário para poder eliminar bactérias e impurezas que possam estar presentes na água. Este tratamento deve ser realizado somente no início do verão ou no final, quando a piscina não for mais utilizada.
Um produto que contém 60% de cloro é perfeito para obter uma ação potente e chocante que permite eliminar qualquer bactéria da água. Esse tipo de solução também é essencial no caso de ocorrerem fortes precipitações atmosféricas, como chuvas e trovoadas.
É preciso ter muito cuidado com o uso do cloro, pois seu uso excessivo pode ter ação corrosiva; por isso é sempre melhor entrar em contato com um especialista: faça um orçamento para manutenção da sua piscina com a SSD. Assim, você evitará qualquer risco!
Manutenção da piscina: cloro durante o verão
Após a cloração, que é uma ação de choque que deve ser realizada algumas vezes durante o ano, o cloro deve ser utilizado ainda durante o verão para limpar a piscina e combater a infiltração de bactérias e germes trazidos pelas pessoas que nela nadam.
Para limpar a piscina neste período, é necessário o uso de cloro para piscina, sendo 3 gramas para cada 1.000 litros de água ou 1 metro cúbico. Vale consultar sempre a equipe da SSD, ou as informações na embalagem do produto.
Tratamento de algas para manutenção de piscinas
Por fim, a manutenção da piscina também inclui um tratamento anti-algas. O tratamento anti-algas deve ser realizado para manter a piscina limpa, principalmente nos dias de não utilização. O tratamento pode ser feito com um produto específico para ser diluído na água da piscina.
Assim, uma vez que a piscina esteja bem limpa, resta torná-la perfeita para festas com amigos e dias de total relaxamento!
Prepare-se para o verão e conte com os serviços da SSD clicando aqui, para curtir seus dias com total tranquilidade.
Fonte: Agência Integrar