Seja durante um projeto ou na fase de construção de um imóvel, inúmeras questões devem ser avaliadas e, entre elas, as adequações que você precisa saber para manter a segurança em um edifício. Dentre as diversas medidas de segurança de um prédio ou indústria, a instalação de bomba de incêndio e todo o sistema contra esse tipo de acidente é imprescindível.

A impossibilidade de utilização de equipamentos ou instalações de combate, proteção e segurança em uma situação de emergência ocorre com uma frequência maior do que a esperada. E, geralmente, isso acontece por não haver uma manutenção adequada.

“São muitos os motivos que levam a situações de perigo, por exemplo, uma bomba que não funciona adequadamente em uma situação de incêndio. A falta de manutenção ou de uma limpeza pode trazer danos ou acidentes de grandes proporções. Tudo isso pode ser prevenido com apenas algumas medidas de segurança”, afirma o gerente de Operações, Wiliam Oliveira.

O que são bombas de incêndio?

Indispensável em edifícios, locais públicos e obras de grandes proporções, a bomba de incêndio é um equipamento que bombeia uma grande vazão de água para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.

Todas as características relacionadas à bomba, tais como sua capacidade, se é trifásica ou monofásica, etc., são definidas e registradas no projeto de instalação deste equipamento.

Manutenção

Assim como qualquer instalação, a bomba também precisa de manutenção regularmente. Somente esse trabalho garante o funcionamento adequado em caso de necessidade de uso. É necessário que haja a manutenção periódica após a instalação de bomba de incêndio. Considera-se segura a seguinte periodicidade de manutenção:

Instalação de bomba de incêndio

A instalação de bomba de incêndio deve estar de acordo com as normas que a regulamenta, como todas as especificações de um projeto de segurança e prevenção de um imóvel.

Alguns itens de segurança devem ser verificados antes da instalação da bomba de incêndio. O local que abrigará a bomba e seu respectivo painel de controle deve ter iluminação de emergência; as tubulações de rede elétrica que alimentam a bomba devem estar em locais protegidos, que não podem ser avariados em acidentes ou no próprio incêndio; a casa de bombas de incêndio também deve estar em local abrigado e protegido.

A bomba pode ser elétrica ou com motor a combustão, sendo capaz de possuir chave compensadora para que no momento em que ocorrer o desligamento da energia elétrica ela passe automaticamente para o gerador de energia.

Os cabos de energia elétrica que garantem o funcionamento da bomba devem sempre estar em locais não expostos ao risco de incêndio, como exemplo em locais subterrâneos, longe do alcance do fogo. Em caso de incêndio, a alimentação elétrica da bomba pode ser danificada pelo fogo, caso os cabos estejam expostos, impedindo o seu funcionamento.

Além disso, a bomba deve ter a alimentação de energia independente do restante, para que funcione separadamente e para que o sistema que esteja em curto ou em incêndio seja desligado. Isso é extremamente importante, pois nessa situação, se um bombeiro usar a água sem realizar a desenergização de todo o sistema, será facilmente eletrocutado.

Para realizar a instalação de bomba de incêndio, ou mesmo sua manutenção, é importante a contratação de uma empresa especializada. Com experiência no mercado de instalação de bomba de incêndio e manutenção de sistemas elétricos e sistemas de prevenção de incêndios, a SSD Serviços garante trabalhos com segurança, realizados por equipe experiente e qualificada. Solicite os nossos planos de Manutenção em Bombas de Incêndio clicando aqui.

Fonte: Agência Integrar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial