Não há nada mais vital para o funcionamento de um edifício comercial do que sua capacidade de oferecer um ambiente protegido. É por isso que a manutenção preventiva é mais do que uma decisão inteligente, é questão de segurança.
Muitos dos benefícios da manutenção regular de edifícios comerciais estão relacionados à conformidade com os regulamentos de construção e legislação local. Instalações bem conservadas também aumentam a segurança e o bem-estar dos funcionários, assim como o valor do edifício e das salas comerciais, além de permitirem intervenções mais previsíveis com menor custo.
Para estender o ciclo de vida de um edifício, a implementação de um programa de manutenção deve se tornar uma parte essencial da propriedade e do gerenciamento de uma instalação. Acompanhe as principais manutenções que precisam ser feitas regularmente e confira as 4 dicas para manter o prédio com salas comerciais seguro,
Segurança eletrônica
Os equipamentos de segurança eletrônica, tais como sistemas de monitoramento por câmeras, central de alarme, catracas etc, exigem sempre pleno funcionamento, sem margens para erro. Para que o sistema trabalhe de maneira correta, é necessário mais do que apenas instalar os aparelhos, é preciso garantir sempre que estejam adequados,
A manutenção preventiva exige uma periodicidade fixa, com uma frequência adequada para o perfil de cada operação e rotina do local. Por exemplo, um equipamento exposto às altas ou baixas temperaturas precisa de um acompanhamento mais constante. Já equipamentos de escritório, que ficam menos expostos às condições climáticas, podem receber manutenção com uma frequência menor que uma indústria. O importante é criar um cronograma de verificação específico para cada sistema.
Limpeza interna e fachada
Um condomínio empresarial conta com diversos ambientes que devem ser limpos e higienizados. A limpeza, seja geral, de conservação (retirada de lixo, jardinagem, etc) ou de manutenção (como em caixas d’água e piscinas, dedetização) precisa de atenção e funcionários especializados.
Em edifícios comerciais é preciso considerar todas as áreas que necessitam de limpeza, identificar qual o tipo de serviço e determinar a periodicidade, que pode variar entre ser diária a anual, por exemplo. Isso garante que todos os espaços e estruturas tenham sua manutenção garantida, no tempo certo.
Além disso, é preciso também garantir a segurança dos funcionários que lidam com produtos tóxicos durante a limpeza ou que higienizam ambientes arriscados. Faz parte da manutenção garantir que profissionais utilizem os equipamentos de segurança individual (EPIs) apropriados para que não ocorram acidentes de trabalho.
Instalações elétricas
Uma pane no sistema elétrico ou um curto circuito pode gerar um prejuízo enorme para um prédio comercial. Falhas no sistema elétrico podem causar perdas financeiras, atrapalhar a rotina das empresas instaladas no edifício e de profissionais, e ainda comprometer a segurança dos frequentadores do local.
As instalações elétricas precisam ser inspecionadas, no mínimo, a cada dois anos. Porém, vale destacar, que essa regra é utilizada somente quando o sistema está em ordem. Em casos de urgências, a manutenção corretiva é mandatória.
Seguir um planejamento de manutenção periódica, assim como a contratação de serviços especializados, garantem o bom funcionamento de todas as atividades e eficiência no uso da energia elétrica. Uma atualização do sistema ou retrofit de energia (reforma do sistema elétrico) também podem melhorar a sustentabilidade geral do edifício e ajudar a reduzir as contas de energia.
Funcionamento de sistemas de emergência
Acidentes são evitados quando todos os sistemas do prédio estão funcionando em perfeita ordem e passam periodicamente por manutenção preventiva. Porém, mesmo tomando todas as precauções, o edifício pode estar suscetível a passar por uma situação de risco.
Por conta disso, além dos tópicos abordados acima, é de extrema importância que a sinalização, lâmpadas de emergência, extintores e hidrantes sejam sempre verificados.
As vistorias devem ser constantes e, para garantir o pleno funcionamento de todos os equipamentos, é preciso criar um programa de inspeção para cada um. No caso do hidrante, é preciso sempre garantir que seu funcionamento esteja correto e o seu entorno livre. Lâmpadas de emergência garantem a iluminação de corredores, por exemplo, em caso de falta de energia; por isso precisam sempre ser testadas. Sinalizações visuais, como saída de emergência e indicação de escadas, precisam estar sempre em locais visíveis. Já extintores precisam de recarga uma vez ao ano e avaliação da substituição.
Quando os gestores dos edifícios comerciais priorizam a manutenção preventiva, os resultados são claros: a economia de custos aumenta e os funcionários e visitantes do edifício podem desfrutar de um ambiente seguro e confortável.
Fale com a SSD Serviços! Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui e tenha um plano de manutenção personalizado para seu prédio!
Fonte: Agência Integrar